segunda-feira, 4 de maio de 2009

Família!!!

Assisti uma palestra, que fiz anotações por achar muito interessante o tema e as regras a serem refletidas.Como é muito extensa, vou tentar colocar aos poucos, porque sei, tudo q é longo não interessa muito ler rssssss.Estamos na era da rapidez e sintetização.Vamos lá.....

A família surgiu da seguinte forma (segundo a pesquisa da palestrante e porfessora):
Família no início constituia todos, pai, mãe, filhos, avós, tios, primos e assim por diante, portanto era uma grande família.Moravam todos juntos, todos proviam para todos.Eram totalmente nômades,fixavam-se por algum tempo e depois todos partiam para explorar outros lugares.
Com o tempo, as mulheres,por conta dos filhos pequenos,ficavam localizadas enqto os homens iam para prover as necessidades.Com essa grande família chamada de clã, precisava de um chefe no qual cobraria impostos, por conta da proteção da família.O imposto era exigido pelos Reis.Com isso a família começou a se desmembrar ficando só, mulher e filhos.
A sociedade continua em busca de melhorar.Surgi assim a Família Nuclear:
Marido-Mulher-2 filhos, restringindo-se os ávos.
Com a Revolução Industrial no séc.XXI vem a transformação:
2 mulheres e 1 homem.
Amigos- tio - Neto e avó( Nova família se abrindo)
Mas tarde constitui-se a Família Uni-Celular
Idosos sózinhos- casa grande, filhos casam e eles voltam a ficar a sós.
Com todas essas transformações é facil tomar consciencia de que, ao longo do tempo ouve varias transformações entre as relações familiares.Surgindo então, valores diferentes, conceitos divergentes e por ai vai, rolando a grande complexidade, que é essa tal Família.Como diz um psiquiatra, "Todos morando em baixo do mesmo teto, e cd um com pensamento diferente"só tem que dar uma grande confusão.A meu ver, se resolve tudo com muito diálogo pois, nunca sabemos o q o outro está pensando e vamos tirando nossas proprias conclusões.
No proximo texto, vou relatar cd famíliar q temos e como lidar com eles.Me acompanhem rssssssss.
Uma ótima semana para todos.
Bjs.

Malú.

Um comentário:

  1. Malu, família é sempre um assunto interessante. Agora tenho como saber de suas novas postagens lá do meu blog e posso acompanhar mais facilmente. O tempo livre é que está um problema.
    Beijos

    ResponderExcluir