quinta-feira, 28 de maio de 2009

Conclusão!!!

Depois de analisar, alguns,dos varios famíliares que temos,precisamos refletir sobre.
Ter como premicia que, ninguem muda 100% mas, nós podemos transformar a maneira de encarar tais legumes e frutas.Voce, tendo a percepção exata de cada um,pode avaliar a maneira, menos dolorida ou raivosa, de encarar as atitudes dos mesmos, será benefico para todos.
Caso não tenha sucesso, indague-se, se não é voce que talvez, desencadeia essas atitudes.
No caso do repolho, quem leu saberá, talvez esse parente era de contar tudo mas, voce com tanta critica ou sempre dando "o contra" ele resolveu se tornar um "repolho".Ai cabe uma reflexão.No caso de filhos, isso costuma acontecer....e muito.
Quanto ao abacaxi.Será que não somos nós o "abacaxi"??? sempre reclamando e ferindo alguem???Isso cabe uma analisada....
No caso do "chuchu"só ter critica pertinente, de repente é voce que esta com olhos de crítica, ai cabe uma mudança sua, caso não seja, procurar o porque dessa atitude, é se não puder mudar, procurar ver se tem algo positivo nisso.Dessa forma as desavenças se tornaram sem sentido.
Procurar analisar...será que não sou eu que estou sendo, limão ou cebola???
Nessa hora devemos colocar o "Açucar", porque lá fora, com amigos e outras pessoas, somos sempre doces....tentar passar essas atitudes para o Lar.
Quanto ao "pepino", devemos ter habilidade, de descobrir o que será que ele quer nos dizer com essa atitude.
Conclusão:
Devemos refletir e muitoooo, para ver a real situação de cada um, dentro da sua família....e talvez com pequenos gestos, voce consegue mudar situações de grande complexidade, com simplicidade.Deixar o famoso " ego" meio adormecido, e analisar que, pegando todos os legumes e pondo um fiozinho de azeite, voce consegue fazer uma deliciosa salada, sem muito esforço rsss.
Reformar-se intimamente, fará uma grande diferença para os que nos observa, e com isso, podemos até conseguir grandes mudanças pois, mudarão por nós!!!
Tentem, depois se quiser dêr depoimentos, gostaria de saber se funciona, para alguns ou para todos.
Obrigada para quem acompanhou e comentou.
Bjs.
Malú.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Familiar 8 !!!

Familiar SAL, aquele que só de atender o fone, já vai ferindo todos.Até se for na empresa, em sua função solta seu verbo salgado.
Por exemplo, uma filha esta super feliz para a entrevista de emprego.Esta vestida inadequada, mini blusa, muito maquiada.Toda feliz encontra o pai que lhe diz:
-Ólá pai estou super feliz.....o pai simplismente lhe diz:
-Onde vai assim, vai a algum picadeiro, toda pintada......
Simplismente, mata o entusiasmo da filha.
O sal é necessário, mas só uma pitadinha, caso contrário salga a ponto de não ter arrumação.Mata tudo.
Alguem conheçe esse sal familiar ????

Bjs.

Malú.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Familia 7!!!

Temos também o famoso chuchu.Aquele que não tem sabor é meio sonsinho, mas também esta presente nas refeições e bem aceito, quando usamos nossa criatividade para requinta-lo.
Nesse caso, podemos abordar aquela nora que devagarinho, vai conquistanto seu filho.Ela vai de mansinho, como quem não quer nada, e vai conquistando o espaço.
Sem que todos percebam ,ela vai entrando, devagarinho ditando regras, vai se aprofundando, tudo com muito jeitinho.Quando vão perceber a "sonsa" já tomou conta de tudo e todos.Entra na vida de todos, então não dá mais para consertar.
O estrago já esta feito.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Familiar 6 !!!

Hoje, abordarei o famíliar REPOLHO.
Quem ja viu uma plantação de repolhos sabe como é.Ele começa se abrindo, até ficar enorme, depois começa a se fechar até o ponto que todos conheçem, quando o veem na feira.
Assim é o familiar repolho, la fora com amigos e situações é super adoravel, risonho,solidário e super gentil.Já em casa....é simplismente monossilabico, totalmente fechado.Qualquer comentário que se faça, ele se fecha e sai.
Depois direi como trabalhar o repolho e porque se tornou assim.
Então...alguem conhece algum repolho????

Uma ótima semana para todos.

Bjs.

Malú

domingo, 17 de maio de 2009

Familiar 5 !!

Quem não conheçe o famoso ABACAXI!!! Precisamos uma habilidade toda especil para descasca-lo, tirar os famos olhinhos, ver se não esta azedo ao ponto de te que fazer um refresco etc...
O mesmo acontece com o familiar abacaxi.Temos que sempre ter todo o cuidado para não ofende-lo, porque ele sempre esta com o dedo apontando a todos e claro, escondendo seus defeitos.É um familiar bonito, assim como o abacaxi, enfeita a fruteira todo pomposo, só que debaixo dessa beleza sempre há o Azedume incontestavel.Tem uma acidez incomparavel.
Pergunto, mesmo muito bonito e que chama a atenção, quem quer descascar o famoso ABACAXI???

Bjs.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Familiar 4 !!!

Familiar limão, aquela pessoa que tudo que você diz que esta pensando em fazer, já diz que não dará certo.
Você, fala de algum projeto em mente, é ele" gentilmente" começa ressaltar os pontos negativos.Detalhe:-Só os negativos.....
Quando você, entusiasmado fala de alguem ou alguma coisa que admira, ele o "limão" faz questão de abrir seus olhos, para o que pode acontecer ,caso você se envolver com aquela pessoa ou com a situação que achas promissora.
Enfim, é a pessoa que só de abrir a boca já......"AZEDA" tudo e todos.
Acho que esse familiar ou amogo, também é previlegio de todos terem rssss.
Não é mesmo????

Malú
Bjs.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tipos de Familiares 3!!!

Ha também o familiar PIMENTÃO.Quem que não conheçe os efeitos do pimentão.Você o come de manhã e a noite ainda temos o gosto presente.
Geralmente é "aquele" cunhado que vive chamando vc para ser fiador.Voce como não sabe dizer "não" diz" sim".Ele não te paga, aparece com carro novo no seu portão, e diz que arrumou um emprego que precisa se apresentar bem, o carro foi uma promoção que não podia perder, que assim que as coisas melhorarem ira te pagar."E esse dia nunca chega".Então você que não sabe dizer "não" fica com esse pimentão no estomago toda vez que vê esse familiar querido rss.
Aprender que sempre que você disser" sim" querendo dizer "não" você sempre estará dizendo "NÃO" para você mesmo.
É bem triste nê????

Bjs.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Tipo de familiar 2 !!!

Continuando nossa salada....

Familiar TOMATE.

Toda dona de casa sabe muito bem, quando se vai á uma feira tradicional, como funciona.Devemos ir bem cedinho, porque nunca sabemos como iremos encontra-los, todos o apertam e por serem muito delicados, com certeza iram se deteriorar.

É aquele familiar que acorda e não sabemos como esta seu humor.A filha que levanta, a mãe diz bom dia! ela responde:

-Só se for para vc estou péssima, não esta vendo???Ou vc diz:

-Nossa como seu cabelo esta bonito!!! Ela diz:

-Esta horrível, tá querendo tirar uma da minha cara??

No dia seguinte, vc não sabe como agir, então pensa....Acho que não vou dizer nada hj.

Ai a bela filha (o) levanta, vc fica quieta e, ela (e) diz:

-Caramba, nem para dar bom dia??

Ou espera que vc elogie seu cabelo, e vc com receio fica quieta, ela (e) diz:

-Puxa, nem para falar que mudei o visual??? E sai toda ofendida (o).

Conclusão vc nunca sabe como lidar com a criatura Bipolar, nunca sabe como ira acordar.

Além do que, são cheios de milindres, sensiveis a flor da pele e de toda maneira que vc agir, com certeza sempre saira brigas....

Quem não os tem rssss....

terça-feira, 5 de maio de 2009

Tipos de familiares!!!

Bem, agora vamos tentar perceber como detectar cada familiar e como lidar com os proprios.

Temos o familiar CEBOLA.

É aquele familiar que por diversos motivos faz com que a gente chore todos os dias.

Levanta com mal humor e sempre imprevisivel, costuma jogar sempre as culpas nos outros pelos seus problemas, nunca conseguimos agrada-lo.Portanto, temos uma cebola constantimente na mão a nos fazer chorar, porque sempre ele pega fundo a nos machucar.

Existe também, o familiar PEPINO, quem conhece o pepino, sabe que temos que tirar as tampinhas da ponta, para não amargar, uma serie de cuidados para que fique tudo bem.Assim é o familiar pepino, nunca sabemos como lidar com ele.

Quando voce pensa que ele se ajeitou na vida...lá tá ele no portão...com algum problema para vc resolver.Temos que ter toda habilidade do mundo para lidar com ele.

Precisamos sempre,ter paciencia para entender o que ele tem à dizer.Para ficar tudo bem com ele, e tudo ficar bem, portanto, aja paciencia,senão a casa cai.Sempre vivemos sobre tensão, com o pacato cidadão.

Bom por hj chega, amanhã continua nossa salada de frutas e legumes.....

Aguardem!!!

Bjs.


Malú

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Família!!!

Assisti uma palestra, que fiz anotações por achar muito interessante o tema e as regras a serem refletidas.Como é muito extensa, vou tentar colocar aos poucos, porque sei, tudo q é longo não interessa muito ler rssssss.Estamos na era da rapidez e sintetização.Vamos lá.....

A família surgiu da seguinte forma (segundo a pesquisa da palestrante e porfessora):
Família no início constituia todos, pai, mãe, filhos, avós, tios, primos e assim por diante, portanto era uma grande família.Moravam todos juntos, todos proviam para todos.Eram totalmente nômades,fixavam-se por algum tempo e depois todos partiam para explorar outros lugares.
Com o tempo, as mulheres,por conta dos filhos pequenos,ficavam localizadas enqto os homens iam para prover as necessidades.Com essa grande família chamada de clã, precisava de um chefe no qual cobraria impostos, por conta da proteção da família.O imposto era exigido pelos Reis.Com isso a família começou a se desmembrar ficando só, mulher e filhos.
A sociedade continua em busca de melhorar.Surgi assim a Família Nuclear:
Marido-Mulher-2 filhos, restringindo-se os ávos.
Com a Revolução Industrial no séc.XXI vem a transformação:
2 mulheres e 1 homem.
Amigos- tio - Neto e avó( Nova família se abrindo)
Mas tarde constitui-se a Família Uni-Celular
Idosos sózinhos- casa grande, filhos casam e eles voltam a ficar a sós.
Com todas essas transformações é facil tomar consciencia de que, ao longo do tempo ouve varias transformações entre as relações familiares.Surgindo então, valores diferentes, conceitos divergentes e por ai vai, rolando a grande complexidade, que é essa tal Família.Como diz um psiquiatra, "Todos morando em baixo do mesmo teto, e cd um com pensamento diferente"só tem que dar uma grande confusão.A meu ver, se resolve tudo com muito diálogo pois, nunca sabemos o q o outro está pensando e vamos tirando nossas proprias conclusões.
No proximo texto, vou relatar cd famíliar q temos e como lidar com eles.Me acompanhem rssssssss.
Uma ótima semana para todos.
Bjs.

Malú.