quarta-feira, 22 de julho de 2009

Voce sorriu hoje?

A crise mundial está fazendo com que as empresas reavaliem suas estratégias e mudem sua forma de atuar.Boa parte delas esta receosa em relação ao futuro, e estão "esperando" o fim da crise para voltar a investir.Além disso, muitos " lideres " tem pressionado seu pessoal a alcançarem melhores resultados, sem perceber o que esta acontecendo na área comportamental, ou seja, como as pessoas estão reagindo a todas essas muanças.Com medo de perderem seus empregos, muitos profissionais não conseguem ter o mesmo desempenho, e apenas fazem o básico para se manterem contratados.Essa preocupação leva a um estado crescente de desmotivação e falta de energia.
O Google, gigante da internet, faturou no ano passado U$ 12 bilhões usando uma mentalidade completamente diferente daquela que vemos por aí. As pessoas trabalham muito, mas em um ambiente de trabalho descontraido e dinâmico. Elas são apaixonadas por trabalhar lá. Por mais que ajam diferenças, as regras da companhia são seguidas e os resultados falam por si.
É claro que é mais fácil ir bem, quando tudo está bem. Mas o momento atual exige que estejamos bem, mesmo quando a situação parece que não vai melhorar.
Quero propor um exercício de imaginação...imaginemque na entrada da empresa em que trabalhem existe um "RISOMETRO", sei que ainda não existe, mas é só um exercício.
Esse"Risometro" não permite a entrada de pessoas tristes ou com mau humor.Se a pessoa chegar para trabalhar e não der um belo sorriso, não entra. Volta para casa e não recebe pelo dia perdido. Você acha que entraria facilmente para trabalhar ou voltaria para casa?
Pessoas felizes produzem mais e com melhores resultados. Com certeza voce deve se lembrar na infância, quando brincava o dia inteiro e só fazia aquilo que gostava, o tempo voava. Infelizmente, o contrário parece estar mais proximo da realidade dos profissionais espalhados pelas epresas em todo o mundo. O trabalho parece ser sempre maçante ou estressante, o dia parece que se arrasta e falta energia para realizar todos os projetos exigidos.
As empresas deveriam trabalhar somente com pessoas felizes.Outro dia tive que ligar para um cliente, e a telefonista atendeu com uma voz fúnebre, sem energia, sem a mínima vontade de ser educada ou atenciosa.Pensei: o que essa pessoa está fazendo ali? Vai ser feliz miinha filha!
Deveria haver uma cláusula no contrato de trabalho quando vc começa em uma empresa, de que vc deve rir pelo menos 50% do tempo que passa na empresa.Caso contrário...fora!!!
No filme "Patch Adams- O amor é contagioso", estrelado pelo ator Robin William, tem uma cena em que ele e um amigo saem na rua com um nariz de palhaço só para fazer as pessoas rirem.Uma velhinha que passava meio distraida e sisuda abre um sorriso ao ve-lo pendurado de cabeça para baixo com o enorme nariz vermelho.Voce não precisa fazer isso, mas pode ser o agente de mudanças que sua empresa precisa, pode animar os desanimados, pode dar esperança aos depressivos e pessimistas, pode ser a diferença na vida de outras pessoas, porque o sorriso é contagioso.
Boas gargalhadas a todos!!!

Adorei este texto de Fernado Oliveira, porque concordo plenamente, não que devemos estar bem todos os dias, pq coisas acontecem mas, ninguem tem culpa dos nossos aborrecimentos, portanto devemos tratar muito bem e com paciencia a todos.E acima de tudo, isso é EDUCAÇÃO.

Malu

2 comentários:

  1. Existe ferramentas como campanha de incentivo e endomarketing... Mas que são fantasmas aos olhos da empresa. Então, o clima organizacional despenca!

    ResponderExcluir
  2. Olá td bem??
    Vc tem toda razão, infelizmente todos são tratados como robos.Qdo investirem na humanização total, tudo encaminhara para o sucesso total em todos os campos.
    Obrigada.
    Bjs.

    ResponderExcluir